domingo, 15 de maio de 2011

Cury fala do PNE no CME BH

O Prof. Jamil Cury esteve na quarta-feira (11 de maio) no Conselho Municipal de Educação de BH, com uma palestra sobre o Plano Nacional de Educação. Cury enfatizou a importância do Plano e o papel que os Conselhos terão, após sua aprovação, em elaborar os seus Planos Municipais de Educação.
O Professor esclareceu que o conceito de planejamento estratégico que permeia a elaboração dos planos decenais. Curioso foi ele afirmar que este não deve ser entendido como ferramenta neoliberal, porque a idéia de planejamento também é muito forte entre socialistas. Neste sentido, ele tem que fixar metas e considerar os impeditivos (constrangimentos) legais e pluralizar a participação As políticas públicas servem para definir intenções e princípios que os governos feverão seguir.
A Emenda 59 (PNE) foi um dos focos do debate, com a obrigatoriedade e gratuidade da educação pública dos 4 aos 17 anos a partir de 2016 que ela propõe. As implicações orçamentárias e o pacto federativo, com as devidas obrigações dos entes, dominaram a reflexão de se pensar a educação infantil ( pré-escola) universalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário